terça-feira, 20 de novembro de 2012

Espelho da Alma

Saibam que um dia a gente acorda e percebe que a coisa mais importante é estar vivo, é poder sentir o sol, o vento, a chuva, o amor e até o medo. O importante é poder sentir...apreciar o que se vê e tbm o invisível. Nesse dia você vai perceber que a opinião alheia, seja de quem for, não importa tanto. Quem tem que aprovar tuas atitudes e teus sentimentos é você mesmo. Pode parecer egoísta, mas não tenho mais tempo para pensar muito, nem pedir dedos positivos da humanidade.
A vida não é um jogo no qual existem perdedores ou vencedores;. não é uma guerra na qual precisamos viver lutando contra ou a favor de algo; não é um sonho sem consequências nem um precipício para vivermos no medo; não é um palco para usarmos máscaras ou para  atuarmos escondendo sua verdade; a vida não é cruel nem bondosa, não é curta nem longa, não é bonita nem bela. A vida é apenas um espelho, um reflexo de teus sentimentos.
Se sentires alegria, a vida será bela; se sofres, tua vida será de dor; se trabalhas com perseverança, terás conforto; se sorri, terás mais motivos para isso, se cuidares de tua saúde, viverás mais e mais sentirás.
Acordei com a certeza que o tempo de vida pode ser maravilhoso quando nos amamos, nos cuidamos, nos valorizamos e assim o fazemos com quem nos cerca. Nada é sacrifício quando se ama, quando se escolhe bem e quando se sente positivo. Nada de culpas, incertezas, insegurança. Jogar-me-ei de cabeça na vida.
Saibam que um dia você deverá perceber que o que tu veste, o calçado que usas, o lugar que habitas, os objetos que tens de nada te servirão se não tiveres a quem amar e tão pouco fores amado. Todas as coisas serão fúteis e sem graça e tua vida será uma farsa, um teatro de máscaras, um câncer na vida dos demais, um estorvo na família, um indesejado em qualquer ambiente que estiver.
Acordei hoje com a certeza de que eu tenho livre arbítrio para escolher como, onde e com quem viver e que sou feliz deste jeito meio às avessas, sem estipular hora, regras ultrapassadas, atitudes hipócritas de falso moralismo, quando na verdade meu coração grita por liberdade, verdade, certeza e coragem.
Acordei gostando do reflexo do meu espelho. Não estou falando da carne que reveste minha inspiração, mas da alma que ilumina o corpo.
Acordei apaixonada, desejando estar acompanhada, ter uma parceria nessa alegria, atravessar pontes, subir escadas, quebrar paredes, abrir portas e janelas e deixar o sol entrar na morada de meu coração. Vou correr descalça pela areia, rolar na água do mar, lagartear no ocaso, namorar sob a lua, beijar o vento e pedir alguém em casamento e fazê-lo muito feliz.
Jaila Maria*

quinta-feira, 1 de novembro de 2012




Espera
Calma. Tenha paciência comigo. Um dia eu consigo. Pode acreditar que eu estou fazendo um grande esforço para atingir meu objetivo. É que sou uma mulher intensa. Sou uma mulher forte, mas minha força não está somente nas batalhas da vida, mas na forma que sinto. Meus sentimentos são tão fortes como eu. São fortes e verdadeiros.
Fica tranquilo. Eu estou. Apesar de estar lutando muito para continuar e esta luta, as vezes, me fazer sangrar, prometo-te que vou permanecer firme nesse caminho.
Fique sereno. A luta é minha. Sou um soldado sozinho e solitário. Muitas vezes sento a beira do caminho e olho para trás. Fico a pensar no que poderia ter sido, no que poderia ter dito, a forma que poderia ter agido...mas logo a realidade me descobre os sonhos e eu choro...
Perdoa meus gritos de dor que esta batalha me causa. Todos os dias, quando abro meus olhos, não gostaria de me erguer. O coração está cansado de tantas lutas, de tantas dores, de tantas renúncias e de tanta solidão!  Então eu grito! Jogo minha dor para todos os lados tentando esquecer que ela existe, mas então sinto aquele aperto no peito e grito!
Dá mais um tempo para mim. Eu vou conseguir chegar lá. Sou forte e sei lutar. Já fiz isso muitas vezes sem ajuda. Respeita meu tempo de batalha. Já disse que sou intensa e intensos são meus sentimentos. Meu pranto quem ouve é Deus. Coloco meus joelhos no chão todos os dias e imploro forças para empunhar a espada que corte as lembranças, para segurar o escudo que me proteja da dor, para vestir a armadura que irá repelir a saudade.
Fica seguro, espera só mais um pouco, minha luta não será inválida: VOU CONSEGUIR ESQUECER VOCÊ!

 

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Para os leitores de plantão lá vai uma dica pra lá de maravilhosa: uma lista de 40 sites para baixar livros garatuitamente.
http://canaldoensino.com.br/blog/40-sites-para-baixar-livros-de-graca

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Você deixou eu partir














 Você pediu, não me abandone
Mesmo com medo , Eu fiquei
Eu só sabia seu nome
Mesmo assim , confiei

 E era à noite, quando estava mais sozinha
Que eu mais lembrava de nós
Você me chamava ,carinhosamente, de louquinha
Com doçura e alegria na voz

Quando fecho os olhos eu sinto ainda
Nossos corpos enlaçados no amor
Numa noite de lua, tão linda,
Todo carinho, cheiros e ardor.

A única vez que soltei tua mão
Com aperto no peito de medo
Você, com a voz fria e sem coração
Renunciou a mim sem segredo

Bendita hora em que me entreguei
Ao um amor com tanta incerteza
Feliz momento que te encontrei
Por uma estação fui realeza

Mas você me deixou ir
Nada explicou, eu não mereço
Tento superar, sorrir
E nessa dor da saudade padeço

Agora entendo, mesmo que em hora tardia
Que era apenas uma esperança
Mas saiba que foi tua a covardia
Não depositou em mim a confiança

Se você tivesse me explicado
Com certeza eu entenderia
Se tivesse ao teu Deus me apresentado
Com todo o coração eu receberia

Mas saibas, não te esqueci
A lembrança está mais forte
Olhei para o céu e pedi
Se for meu, que volte!
Jaila Maria*

sábado, 20 de outubro de 2012

Personagens da vida

 A maneira como vejo o mundo, pode parecer agressivo para quem cultiva ideias moralistas vindas com os portugueses e herdadas da idade média. Veja bem: IDADE MÉDIA!!!!!
Certas coisas não aceito e nunca aceitei. Tenho revisto a série Gabriela, exibida pela Globo e nela existem personagens que vão de encontro ao assunto aqui em pauta.
. Uma falsa moralista, que faz questão de fala
r da vida dos outros, de pregar o certo, de estragar a vida alheia através de comentários maldosos e se revela uma antiga prostituta.
. Uma prostituta que se apaixona e que termina como esposa honrada de um rico coronel. Por que não? Crê-se que por ser uma mulher da vida, não tem coração?
. Uma jovem moça pura da sociedade, criada com esmero, entrega-se, deixa-se desvirgindar-se e é entregue a prostituição pelo próprio noivo após ter a herança roubada pelo mesmo! Porque ninguém a defende desta injustiça mesmo conhecendo-a?
. Um homem de família da sociedade, descobre-se saindo e sustentando um gay.
Mas esta série, adaptada da obra de Jorge Amado, se passa por volta de 1920! Quanta semelhança com a nossa sociedade, não?
Semana passada me deparei com alguns personagens dessa série na vida real e tenho certeza que se você a assistisse, também identificaria alguns de seus semelhantes.
Não consigo aceitar certas máscaras e ideias que ando revivendo depois de tantos anos:
. julgar uma mulher pela roupa que veste (roupa curta, fora de moda, cores). Você já pensou que pode faltar bom senso a esta pessoa?
. Homem falar mal de mulher. Olha, homem fofoqueiro, jacaré nós mulheres queremos distância. Homem deve ser discreto nessas coisas. Aliás amigas, vou começar a mostrar a vcs quem são eles para que vcs não caiam na boca do povo.
. Falta de união entre as mulheres. Nós mulheres temos o hábito terrível de concorrer pelo macho enquanto eles nos dividem feito tortas. Tenho um grupo de amigas que felizmente isso não acontece. Nos protegemos e testamos o sexo oposto antes de aceitá-los entre nossos amigos, conversamos entre nós, nos apoiamos.
Teria muitas outras ideias aqui a serem colocadas, mas o fundamental nisso tudo é a ideia machista. Essa, infelizmente é difícil de ultrapassar. Anos passam e nós somos dominadas por estas ideias. O machismo ainda é forte e uma grande barreira para a felicidade entre os sexos. O pior é que as mães são obrigadas e passar adiante essas ideias se não quiserem ver as filhas massacradas pelos hipócritas. Felizmente meus filhos tem duas mães: aquela que vos escreve agora e a outra que os ensina a serem mascarados para quem precisam.
Não roubar, não matar, não cometer injustiça, não mentir, não intrigar, não ferir a integridade alheia e outras coisinhas é que são ideias importantes, estas que envolvem teu caráter, teu espírito elevado, tua pessoa. Conheço "quenga" mais gente que muita "donzela" da sociedade Imbeense e Tramandaiense e muito gay mais honesto que muito metido a homem que tem por ai, principalmente no nosso congresso.
O que é errado? O que é certo?
Jaila Maria*

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Fuga
       Cazuza era bisexual, maconheiro, cheirava cocaina, fazia escândalo, desbocado, mas era um poeta, sujeito criativo e único, um músico inesquecível! Era e é meu ídolo. Mas não adotei o comportamento nem as drogas.
         Mozart, meu ídolo clássico, era outro doido sem moral, morreu jovem devido ao exagero das noitadas com as prostitutas e bebedeiras. Eu não faço isso.
     Nas novelas de qualquer canal, na
tv aberta ou não, ocorrem homicídios, armações maléficas, roubos...eu sempre vi, mas nunca cometi e não acho normal quem o faça. Para mim estas coisas não se tornaram banais.
         No governo do meu país, pessoas de nomes e renomes, ocupando cargos que eu dei através de meu voto, roubam de mim e de meus irmãos brasileiros, formam quadrilhas, desviam o pão da mesa de muitas crianças e só porque olho uma tranqueira de novela sou chamada de alienada? ALIENADOS SOMOS TODOS NÓS, inclusive vc que se diz politizado o suficiente para não ver uma novela. Caraca, o que tem a ver uma coisa com outra?
       Veja bem, não sou obrigada a ter um comportamento igual ao teu ou ter os mesmos gostos para provar que tenho ou não cultura. Quantas pessoas ouvem funk? Mas não por isso deixam de saber o que anda acontecendo realmente no governo.
      Aliás, não preciso provar nada pra ninguém!
     Acho que as vezes, precis o de uma distração, um bom livro, uma boa música, jogos na internet, uma novela na TV, um seriado estrangeiro ou não, uma boa conversa descontraída...
    As vezes eu preciso desta alienação, desta falta de seriedade, desse deboche...a realidade me fere muito, preciso deste descanso da dor, dessa impotência, desse grito que não se ouve, destas bandeiras que tremulam sem serem vistas...
    Todos os dias, quando leio os jornais, quando vejo que todos os bandidos reais de minha vida estão sendo absolvidos, eu necessito de uma fuga e esta fuga cabe a minha pessoa escolher e olhar uma novela idiota é melhor do que tramar contra um país inteiro, pois exemplo real não me falta!

sábado, 13 de outubro de 2012

Vou chorar, desculpe, mas eu vou chorar...

Você realmente gosta deste cara, mas não consegue saber se ele gosta de você. Você inventa desculpas, decide que ele está confuso, cheio de problemas. Então enche ele de carinho e compreensão, você se preocupa de verdade, corre atrás, dá tudo de si e mais um pouco... Pare de se enganar! Existe uma explicação muito mais simples: ele não está afim de você!!!!!!
Oque fazer diante deste dilema? Muitos dirão para virar a página, partir para outra, deixar de ser boba, sair dessa...
Outros vão te encher de elogios e tentar encher tua bola para que tua auto estima supere o fato de ter sido desprezada. Na verdade não foi tua beleza a desprezada e isso é o que mais incomoda. O pouco caso foi de teus chamegos, de tua atenção, da pessoa que você é, da mulher inteira e única que vc tinha guardada dentro de si.
Talvez existam homens que se enquadrem nesse relato. Homens sensíveis e bem machos que já tiveram o desgosto de terem sido transformados em transparência ou invisíveis por suas musas.
Entra aqui outra questão? Se não estava afim, porque deu continuidade ao assunto, iludindo a pobre alma e desvirgindando a sua pureza de sentimentos? Quem sabe? Talvez nem a pobre criatura indiferente que tornou teus sentimentos tão profundos e sinceros desprezados, saiba a resposta!
Uma coisa é certa: não adianta você ser linda, inteligente, sincera, gostosa, engraçada...se ele não está afim, não adianta!
Por isso eu vou chorar, desculpa, mas eu vou chorar...pelo desprezado e pelo indiferente. Ambos saem perdendo.

JM*